domingo, 11 de março de 2012

Planejamento 2012: EEB. Prof. Maria Amália Cardoso

“Nosso problema teórico e prático é o de reconstruir o espaço para que não seja o veículo de desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, reconstruir a sociedade para que não se crie ou preserve desigualdades sociais”. 
MILTON SANTOS

PLANEJAMENTO ANUAL 2012

ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 1ª à 3ª série
PROFESSOR: Almir Alves Júnior

Governador Celso Ramos, Fevereiro/2012

1. OBJETIVOS

1.1. Geral da Disciplina

Compreender a dinâmica espacial que se desenvolve diacrônica e sincronicamente, produzindo, reproduzindo, organizando e transformando o espaço geográfico na escala local, regional, nacional e global.

1.2. Específicos de cada Série

1.2.1. 1ª Série:
 Compreender a importância dos sistemas de informação e das telecomunicações no contexto econômico mundial, relacionando-os com o processo de globalização;
 Compreender a relação de paralelos, latitudes, zonas térmicas incidência solar nas diversas regiões da Terra ao longo do ano;
 Relacionar meridianos, longitudes e fusos horários, desenvolvendo habilidade de calcular a hora em qualquer lugar do planeta, a partir dos dados apresentados;
 Situar os avanços da cartografia na história e o papel do geoprocessamento no atual estágio de representação do espaço geográfico;
 Calcular escalas de mapas e representa-las numérica e graficamente;
 Assimilar a noção de tempo geológico e suas implicações no estudo dos fenômenos terrestres;
 Entender o movimento das placas tectônicas, a formação das cadeias montanhosas, os abalos sísmicos e o vulcanismo;
 Ler e conhecer as províncias minerais do Brasil representadas em um mapa, assim como sua estrutura geológica;
 Conhecer os processos de formação do solo, bem como os horizontes de seus perfis;
 Compreender como se formam as cadeias montanhosas, planaltos, as depressões e as planícies;
 Distinguir clima e tempo atmosférico;
 Identificar os fatores do clima, tais como latitude, altitude, continentalidade/maritimidade e massas de ar, e compreender suas dinâmicas;
 Estabelecer relações entre dinâmica climática e formações vegetais;
 Caracterizar as formações vegetais da Terra e suas especificidades climáticas;
 Confrontar climogramas de regiões diferentes;
 Reconhecer a importância das unidades de conservação para a preservação dos diversos biomas;
 Compreender as características das águas oceânicas e explicar sua sujeição a ações antrópicas;
 Relacionar a leitura de mapas e bacias hidrográficas e de estresse hídrico;
 Caracterizar as bacias hidrográficas brasileiras e reconhecer suas potencialidades e desafios;
 Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável;
 Compreender que as ações antrópicas aceleram alguns fenômenos naturais, entre eles, o efeito estufa;
 Compreender a importância da preservação do patrimônio biológico nacional.

1.2.2. 2ª Série:
 Entender o desenvolvimento do comércio europeu na época das grandes navegações, a conquista de territórios de além-mar, surgimento do mercantilismo e do chamado capitalismo comercial;
 Situar as duas grandes guerras mundiais no contexto de desenvolvimento capitalista;
 Analisar a geopolítica da Guerra Fria e os diversos conflitos ocorridos desde o final da Segunda Guerra até a década de 1980;
 Compreender o quadro geopolítico mundial com base na multipolaridade do poder econômico;
 Explicar o surgimento da China como potência;
 Compreender as bases da globalização econômica e suas implicações para as economias nacionais;
 Explicar o papel da OMC na regulação das relações comerciais e financeiras entre os países;
 Contextualizar os países subdesenvolvidos, especialmente o Brasil na globalização;
 Estabelecer relações entre o avanço das telecomunicações e o desenvolvimento do capitalismo;
 Compreender os progressos técnicos e tecnológicos envolvidos na evolução dos meios de transporte;
 Compreender de que modo às transformações verificadas no decorrer da Revolução Técnico-Científica geraram uma demanda acelerada de energia;  Reconhecer a necessidade de uma política energética que contemple a parte da população mundial sem acesso aos benefícios da eletricidade;  Conhecer e diferenciar as formas de organização do trabalho (taylorismo, fordismo e toyotismo) em suas relações com a produtividade;
 Conhecer a historicidade da industrialização brasileira;
 Compreender as revoluções agrícolas, tendo em vista seu contexto histórico e político;
 Relacionar a estrutura fundiária no Brasil às leis que as consolidaram.

1.2.3. 3ª Série:
 Utilizar os conhecimentos adquiridos para interpretar as notícias veiculadas pela mídia em torno de conflitos étnicos, discriminação racial, preconceito e xenofobia;
 Compreender os principais fatores que motivam as lutas separatistas de cunho nacionalista;
 Compreender as peculiaridades do terrorismo contemporâneo;
 Relacionar o processo de urbanização ao de industrialização;
 Discutir o conceito de cidadania e aplicá-lo ao seu dia a dia;
 Compreender o processo de urbanização no Brasil e a tendência de alteração desse processo verificada a partir da década de 1990;
 Conhecer as teorias populacionais, contextualizando-as historicamente, e posicionar-se criticamente em relação a elas;
 Relacionar o problema do desemprego às mudanças ocorridas ao longo do processo de desenvolvimento do capitalismo;
 Conhecer os movimentos migratórios e suas razões;
 Entender o mapeamento das migrações internas no Brasil no período colonial e pós- colonial;
 Compreender a posição do Brasil nas relações comerciais globais;
 Conhecer com maior profundidade a diversidade natural, econômica, social, cultural, histórica do território brasileiro, inferindo daí a as bases das diversas regionalizações.

2. JUSTIFICATIVA

Ao conceber o espaço de vida do ser humano como produto histórico construído pela sociedade, cresce a importância do ensino de Geografia, na medida em que propicia aos alunos o conhecimento crítico da realidade espacial e; com isso a participação consciente e responsável no processo social de produção do espaço geográfico.

3. CONTEÚDOS

3.1. 1ª Série
BIMESTRE DATA CONTEÚDO
1° 14/02 a 27/04
Cap.1 – O tempo da natureza e as marcas nas paisagens
Cap.2 – A Biosfera: interação e dinâmica do planeta
Cap.3 – A dinâmica atmosférica 
2° 02/05 a 12/07
Cap.4 – Tempo e clima: qual a diferença?
Cap.5 – As mudanças climáticas e as paisagens geográficas
Cap.6 – A dinâmica hidrológica e as águas continentais
Cap.7 – A água e os oceanos
3º 30/07 a 27/09
Cap.8 – A dinâmica litosférica
Cap.9 – A composição da crosta terrestre
Cap.10 – A interdependência dos elementos da biosfera
Cap.11 – A natureza, o trabalho e o espaço geográfico
4º 04/10 a 11/12
Cap. 12 – As cidades e a indústria no mundo
Cap.13 – As fontes de energia e sua importância no mundo atual
Cap.14 – O esgotamento do petróleo e o futuro energético mundial

3.2. 2ª Série
BIMESTRE DATA CONTEÚDO
1° 14/02 a 27/04
Cap.1 – As cidades e o fenômeno de urbanização
Cap.2 – As questões demográficas na atualidade
Cap.3 – A indústria, a agropecuária e o espaço agrário mundial
Cap.4 – Sistemas agrícolas tradicionais e regiões produtoras do mundo
2° 02/05 a 12/07
Cap.5 – Fome, mercado de produtos agrícolas e problemas ambientais no campo
Cap.6 – A atividade industrial e a modernização do campo brasileiro
Cap.7 – O êxodo rural e a urbanização no Brasil
Cap.8 – A construção do território e a formação do povo brasileiro
3º 30/07 a 27/09
Cap.9 – O Estado e a gestão do território brasileiro no século XX
Cap.10 – Complexo regional do Nordeste
Cap.11 – O Sertão e o potencial econômico do Nordeste
Cap. 12 – Complexo regional do Centro-Sul
4º 04/10 a 11/12
Cap.13 – Transformações no campo e urbanização do Centro-Sul
Cap.14 – Complexo regional da Amazônia
Cap.15 – O processo de ocupação e de transformação do espaço amazônico

3.3. 3ª Série
BIMESTRE DATA CONTEÚDO
1° 14/02 a 27/04
Cap.1 – O capitalismo e o cenário geopolítico contemporâneo
Cap.2 – O mundo bipolar e a Guerra Fria
Cap.3 – A nova ordem: o mundo multipolar
2° 02/05 a 12/07
Cap.4 – A regionalização do espaço geográfico mundial
Cap.5 – Capitalismo, espaço geográfico e globalização
Cap.6 – A globalização e o crescimento do comércio mundial
3º 30/07 a 27/09
Cap.7 – Os fluxos da rede global de negócios
Cap.8 – A sociedade de consumo e o meio ambiente global
Cap.9 – A degradação ambiental e as mudanças ecológicas globais
4º 04/10 a 11/12
Cap.10 – Globalização, desigualdades e conflitos no mundo atual
Cap.11 – A globalização e as desigualdades socioespaciais no Brasil

4. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

4.1. Técnicas
 aulas expositivas;
 discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano;
 atendimentos individuais;
 saídas de campo;
 explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas;
 trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento;
 jogos educativos (Passa ou repassa!/ Que lugar é este?).

4.2. Recursos
 Quadro branco e marcador;
 Data show;
 Sala de informática;
 Cartazes;
 Filmes;
 Mapas, tabelas e gráficos;
 Internet (blog do professor);
 Textos extras;
 Livro didático.

5. AVALIAÇÃO

A avaliação tem por objetivo o ajuste e a orientação do curso para a intervenção pedagógica, visando a melhor aprendizagem do aluno. Serve como um elemento de reflexão contínua para o professor sobre sua prática educativa e um instrumento para que o aluno possa tomar consciência de seus progressos, dificuldades e possibilidades. A avaliação deve oferecer ao professor um retorno que o auxilie a aprimorar seu ensino para que, consequentemente, o aluno melhore seu desempenho. Alguns critérios de avaliação são sugeridos a serem trabalhados ao decorrer dos bimestres.
Alguns se fazem necessários serem avaliados:
 Avaliações (orais, escritas, virtuais);
 Trabalhos (individuais e cooperativos);
 Qualitativa: a formação de hábitos e atitudes será avaliada levando em consideração a responsabilidade com as tarefas, cuidados com o material didático, interesse e participação na aula, atitude de cooperação e capacidade de organização.

6. BIBLIOGRAFIA

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência, 3 vol. São Paulo: Saraiva, 2011. Florianópolis, 13 de Fevereiro de 2012.

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